Cortisol, também conhecido como hormônio do estresse, faz com que haja uma perda de massa muscular. Ele é liberado pelo corpo quando a pessoa entra em um estado de estresse físico, mental e até mesmo quando realiza treinos em demasia. Ele serve para manter o corpo em funcionamento mesmo em períodos de estresse. Sua falta ou excesso pode fazer mal. Porém, para os fisiculturistas, o excesso de cortisol leva o corpo de um nível anabólico (construção muscular) para um nível catabólico (perda de músculo), e além disso tudo, quem muito treina, como citado a cima, também pode ter uma perda de massa muscular devido à liberação do hormônio esteróide. Se o seu problema é relacionado ao cortisol, tenho a solução. Não é possível diminuir totalmente seu nível no corpo, mas tem como controla-lo:
1) Descanso: dormir mal prejudica os treinos e nos faz ficar estressados o resto do dia, liberando o hormônio... O ideal, pra quem treina a sério é de 9 à 10 horas de sono por dia.
2) Evite excesso de treino: o ganho de massa muscular é durante o descanso, e não durante o treino, se você não descansa o necessário, e malha em excesso, seu corpo vai entrar em um estado de estresse físico e até mental, liberando o cortisol.
3) Suplementação:
Vitamina C- comprovado, a vitamina C faz com que o nível de cortisol diminua e o de testosterona, que aumenta a recuperação e hipertrofia muscular, aumente.
Glutamina- o aumento de cortisol tem a ver com a diminuição da glutamina, com o aumento os níveis dela, o de cortisol diminui, sem contar que a glutamina ajuda a evitar o catabolismo dos musculos.
Cromo- ajuda a estabilizar o nível de açucar no sangue, o que diminui o cortisol e ainda auxilia na perda de gordura corporal.
2 comentários:
Aqui é a Elisa! :n
Parabéns pelo seu blog, tá mt legal!!! Bjxxx
obrigada elisa, seu blog tambem está muito legal =)
Postar um comentário