Blog que fala sobre alimentação, corpo, nutrição...

quinta-feira, março 31, 2011


Cortisol

Cortisol, também conhecido como hormônio do estresse, faz com que haja uma perda de massa muscular. Ele é liberado pelo corpo quando a pessoa entra em um estado de estresse físico, mental e até mesmo quando realiza treinos em demasia. Ele serve para manter o corpo em funcionamento mesmo em períodos de estresse. Sua falta ou excesso pode fazer mal. Porém, para os fisiculturistas, o excesso de cortisol leva o corpo de um nível anabólico (construção muscular) para um nível catabólico (perda de músculo), e além disso tudo, quem muito treina, como citado a cima, também pode ter uma perda de massa muscular devido à liberação do hormônio esteróide. Se o seu problema é relacionado ao cortisol, tenho a solução. Não é possível diminuir totalmente seu nível no corpo, mas tem como controla-lo:

1) Descanso: dormir mal prejudica os treinos e nos faz ficar estressados o resto do dia, liberando o hormônio... O ideal, pra quem treina a sério é de 9 à 10 horas de sono por dia.

2) Evite excesso de treino: o ganho de massa muscular é durante o descanso, e não durante o treino, se você não descansa o necessário, e malha em excesso, seu corpo vai entrar em um estado de estresse físico e até mental, liberando o cortisol.

3) Suplementação:
Vitamina C- comprovado, a vitamina C faz com que o nível de cortisol diminua e o de testosterona, que aumenta a recuperação e hipertrofia muscular, aumente.
Glutamina- o aumento de cortisol tem a ver com a diminuição da glutamina, com o aumento os níveis dela, o de cortisol diminui, sem contar que a glutamina ajuda a evitar o catabolismo dos musculos.
Cromo- ajuda a estabilizar o nível de açucar no sangue, o que diminui o cortisol e ainda auxilia na perda de gordura corporal.
2

domingo, março 20, 2011


Suplementos Alimentares


Os suplementos alimentares foram inventados para suprir as deficiências alimentares nas dietas de pessoas que praticam exercícios em demasia. Hoje em dia, as pessoas usam o suplemento com diversos objetivos, como ganho de massa muscular, perda de gordura corporal, aumento do metabolismo, recuperação muscular, ganho de energia para treinos mais longos, etc. Ótimo aliado à musculação, os suplementos são uma boa opção para quem deseja ter um corpo em forma, muscular ou magro, sem utilizar anabolizantes, que são bem mais prejudiciais à saúde e feitos de compostos químicos. Já os suplementos, são feitos a partir de matéria prima natural, aminoácidos, vitaminas e/ou até minerais. Valendo ressaltar que, só possuem bom funcionamento em conjunto com uma boa alimentação e esportes.

Existem alguns tipos de suplementos, de acordo com o objetivo que se quer alcançar:
1- suplementos alimentares hipercalóricos: são suplementos para pessoas que desejam ganhar peso, massa muscular, são constituídos de proteínas.
2- suplementos alimentares multivitaminicos e minerais: são para quem necessita complementar vitaminas no corpo, normalmente destinado a pessoas a cima de 50 anos, diabéticos, crianças.
3- suplementos alimentares termogênicos- indicado para pessoas que querem queimar a energia acumulada no corpo, esse tipo de suplemento aumenta o metabolismo e ajuda na perda de peso.
4- suplementos alimentares antioxidantes- ajuda na limpeza do organismo. Pessoas que muito malham, liberam radicais livres no organismo que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e por algumas doenças, esse tipo de suplemento ajuda na remoção desse tipo de radicais.

Porém, é importante lembrar que é necessário responsabilidade no uso de sumplementos, pois os mesmos não são brincadeira. O auxílio de um nutricionista seria o ideal, porque suplementos, tem efeitos colaterais, mesmo que poucos, mas com o uso abusivo. A maioria das pessoas tomam por conta própria... Suplemento não é medicação, então vende sem receita e é bem acessível. Mas são uma boa escolha, eu adoro!
1

sexta-feira, março 18, 2011


"Falsas Panquecas"



"Ingredientes:
3 ovos
5 colheres de água de água
2 colheres de queijo parmesão ralado
sal se preciso
salsinha desidratada ou ervas finas

Bata no liquidificador sem a salsinha(mistura depois). Esquente uma frigideira anti aderente pequena e com a ajuda de uma concha coloque um pouco de massa no centro da frigideira, faça movimentos circulares com a frigideira para que a massa se espalhe e a panqueca fique bem fina, espere aparecer pequenos poros na superfície da panqueca, vire e frite do outro lado.

recheie a gosto. Fica uma delícia de cubinhos de presunto com queijo derretido junto com creme de leite, sardinha, carne moída, ricota..." - http://dietreceitas.blogspot.com
1

"Bolo de caneca Atkins"



"Ingredientes:
1 ovo inteiro
1 colher sopa de margarina ou manteiga
25 gotas de adoçante
2 colheres sopa de farelo de trigo
1 colher e chá de café
1 colher sopa de creme de leite
1 colher sopa de água
1 colher de chá de fermento

Modo de fazer:
Coloque o ovo em uma caneca que possa ir ao microondas, acrescente a margarina ou manteiga e bata ate fazer um creme homogeneo, acrescente o adoçante o creme de leite e a água e bata, aos pouco coloqueo café e o farelo de trigo e bata por ultimo acrescente o fermento.Leve ao microondas por 3 minutos.Se quiser faça uma calda com creme de leite e café pra umidecer." - http://dietreceitas.blogspot.com/
0

segunda-feira, março 14, 2011


Proteína x Carboidrato [2] - alimentos

Oi, na última postagem eu havia planejado escrever pra vocês que alimentos são ricos em proteínas e quais são ricos em carboidrato, e com isso, sugerir receitas para que a dieta não fique tão limitada. É valido lembrar que, quem não leu a última postagem, que leia, pois essa dieta possui riscos e não é saudável, e também vale ressaltar que ela é uma dieta restrita de resultado imediato, para os desesperados de plantão.

alimentos ricos em carboidratos: é tudo aquilo que quase todo mundo gosta... biscoitos recheados e salgados, doces em geral - bala, chocolate, amendoim. Batata, aveia, pães, cereal, farinha, açucar, ervilha, etc.

alimentos ricos em proteínas: carnes, todos os tipos de carnes - peixe, boi, frango, porco. E Ovo, atum, queijos em geral.

Como podemos ver, é muito mais fácil encontrar alimentos ricos em carboidratos. Por isso a dieta é tão limitada. Mas andei pesquisando na internet, e como eu já fiz a dieta da proteína, pude avaliar um blog que encontrei e o achei super interessante, pois ele fornece variadas receitas só com alimentos ricos em proteínas: http://dietreceitas.blogspot.com

Na próxima postagem, irei escrever algumas dietas selecionadas de lá.
0

domingo, março 13, 2011


Proteína x Carboidrato

O que mais vejo são as pessoas se perguntando se a dieta da proteína surte algum efeito. E é obvio que a resposta é sim. A dieta da proteína é uma dieta restrita, e que tem como principal objetivo zerar a principal fonte de energia que nosso cérebro aceita (carboidrato), fazendo com que nosso corpo passe a utilizar a gordura estocada como energia. Quando uma pessoa faz algum esporte, ou algum treino pra ganhar massa muscular, é indispensável que a mesma consuma proteína, porque no corpo, ela tem como função de aumentar a massa muscular, enquanto o carboidrato, consumido em grande demasia, tem como função produzir energia, ou seja, se comermos muito carboidrato, nosso corpo terá um grande armazenamento de energia, que a mesma se torna gordura acumulada no corpo. Agora se torna mais fácil compreender que a dieta da proteína emagrece sim, porém tem alguns pontos negativos que não devem ser esquecidos: cortar o carboidrato é o mesmo que cortar energia, então ao longo do 3º, 4º dia de dieta é válido lembrar que o principal efeito colateral é a fraqueza, que consequentemente pode gerar queda de pressão arterial, desmaios, ou apenas fraqueza mesmo, depende de cada organismo. Vale citar que nosso metabolismo (grande aliado ao emagrecimento, pois é ele que determina a quantidade de energia gastas nas atividades diárias) pode diminuir, pois o corpo que só está recebendo proteína, vai se acostumar com essa mudança radical, e com o tempo, cerca de 1 semana até 2, ele já vai estar estabilizado e claro, mais fraco, fazendo com que o emagrecimento se torne mais lento. Outro ponto, por ser uma dieta restrita, a pessoa que faz essa dieta pode emagrecer um quilo ou quase um quilo por dia, vai depender do consumo dos alimentos permitidos e da quantidade que a pessoa ingerir, vale citar que também há a perda de massa magra, mesmo com o consumo de proteína. A dieta da proteína não é saudável, mas é a solução pra perder peso rápido, mas o que acarreta, talvez, em um efeito sanfona. Não adianta fazer essa dieta por um semana, e na outra comer compulsivamente, pois irá engordar tudo novamente. O ideal é, após essa dieta, começar uma reeducação alimentar, para estabilizar o metabolismo e manter o corpo com os quilos a menos.

Na próxima postagem, vou escrever que alimentos tem proteínas e quais tem carboidratos, e também irei sugerir como fazer a dieta da proteína, que alimentos consumir, e receitas alternativas para não enjoar da limitação que essa dieta exige.
0

Objetivos

Finalmente minha primeira postagem, estou a dias querendo começar meu blog, e conteúdo não me falta, o que me falta é como começar... Então, decidi começar falando sobre o que pretendo abordar aqui: o corpo em geral - dietas, exercícios, makes, moda, entre outros temas. Mas de conhecimento próprio, meu verdadeiro objetivo é falar sobre alimentação, alimentos e substâncias, incluindo remédios e métodos, formas de emagrecimento rápido e suas consequências, transtornos alimentares, até as formas de emagrecimento saudável e ganho de massa muscular.
2